segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Equinócio de Outono


Já sentimos na pele tudo o que vem com ele: o largar dos véus, o despir da pele, a fermentação das uvas e dos figos, as cores de fogo que pintam o céu e a floresta, o recolher à casa da alma e a escolha da bagagem mais leve para estes dias mais húmidos e ventosos que se aproximam. O Equinócio é um momento muito especial que ocorre no momento em que o Sol cruza o Equador Celeste, isto significa que dia e noite têm a mesma duração, tal como a própria palavra indica, na sua origem do latim aequus (igual) nox (noite). Muitas são as tradições que celebram esta passagem, e são vários os mitos associados a este momento do ano, o que têm eles em comum? As descidas ao submundo, ao "inferno" ou "interno": a Descida de Perséfone, o rapto de Mabon, a descida de Inanna, Ereshkigal. Nesta newsletter convidamos-te a reflectir o que significa para ti este submundo, este mundo interno ao qual viajamos durante o dias mais pequenos e as noites maiores do ano.

Estas noites maiores trazem consigo muitas bênçãos e muitos desafios. Quando o tempo de sol diminui, um dos pedidos do nosso corpo, talvez um dos mais importantes, é mais descanso. Como recebes esse pedido? Como uma dificuldade ou como uma bênção? Como podes gerir o teu tempo de forma a tornares esse descanso uma das tuas prioridades? Os dias de Verão são dias de agitação, de movimento, de acção. Este dias chegaram à sua abundância, à sua plenitude, começando a decair, restando agora colher, comer e armazenar o que nos vai servir para a viagem dos dias pequenos e frios. Tudo o que aconteceu pede agora tempo de integração e de escolha do que nos nutre e do que nos ajuda a nutrir a terra pelo composto. Pede também um olhar de clareza e transparência, sem julgamento e com muita aceitação de ser simplesmente o que é, sem um mais ou um menos, um melhor ou um pior.

Mãe Terra, negra, fértil, abundante, um Útero bem confortável, quentinho, com todas as condições para compostar e gerar vida, fica coberta de folhas para proteger o seus fetos, as sementes que caíram dos frutos e todos os microrganismos que suportam esta gestação. As sementes sagradas, fonte de vida, de nutrição, de liberdade são a fonte da nossa celebração neste Equinócio!

Demeter's Song
I am the wealthy one
I am the wealthy one
All that I have I give to you
Blossom and bud
The leaf and the promise of fruit to come
The corn and the wheat
The grass and the earth beneath your feet
I am the wealthy one
I am the wealthy one
All that you have I give to you
Rhythm and form
The lover's smile and the workers arm
Your blood and your bread
Pleasure and sorrow, birth and death
I am the wealthy one
I am the wealthy one
All that I am I am in you
The change that frees
The heart that cries and the hand that heals
The eye that sees truth
The power to destroy and to renew
I am the wealthy one
I am the wealthy one
All that I am I am in you
*We are the wealthy ones
We are the wealthy ones
All that I am depends on you

by Starhawk

Sem comentários:

Enviar um comentário